Eventos

| Cahiers Du Cinema | Exposição é anunciada

A exposição da CAHIERS DU CINEMA 70 ANOS será aberta dia 1° de junho no Centro Cultural Cavideo nas Casas Casadas no Rio de Janeiro


Quem perdeu no Estação Net Rio agora vai poder ver nas Casas Casadas numa versão maior e mais completa.


A exposição da CAHIERS DU CINEMA 70 ANOS comemora os 70 anos da revista de cinema mais famosa do mundo, que não só vem influenciando gerações, como foi a responsável por valorar o termo cinefilia, e mudando o rumo da estética autoral cinematográfica. Editada na França e criada em março de 1951 por Jacques Doniol-Valcroze, André Bazin e Lo Duca, a CAHIERS DU CINÉMA quebrou tabus da sétima arte ao discutir e incorporar no imaginário popular a sensação permanente de se viver em um filme. Um cotidiano possível.

A revista é na verdade uma união entre a originária revista intitulada Revue du Cinéma e a participação dos membros dos cineclubes parisinos: Ciné-Club du Quartier Latin e Objectif 49 (no qual contribuiam nomes como Bresson, Cocteau e Alexandre Astruc, entre outros). Nesta união, foram somados à equipe de edição (que era inicialmente composta por Éric Rohmer e Maurice Scherer) outros colaboradores: Jacques Rivette, Jean-Luc Godard, Claude Chabrol e François Truffaut. Estes jovens colaboradores estavam recém incursionando à direção de filmes nos fins dos anos 1950, depois de ter desempenhado a profissão de roteiristas durante os anos anteriores. A revista defendia a política dos autores. Muito do poder da revista veio em 1954 com o polêmico panfleto de François Truffaut, “Uma certa tendência no cinema francês”, que agitou o número 31 da revista CAHIERS DU CINÉMA. O jovem crítico debatia obras premiadas em festivais, desprezando a dita “tradição de qualidade”.

SERVIÇO
De segunda a sexta das 10h as 18h
De 1 de junho a 1 de agosto
Gratuito
Local: Espaço Cultural Cavídeo das Casas Casadas
Endereço: Rua das Laranjeiras, nº 307

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s